Cursos disponíveis

A criação desta oficina se justifica pela importância de garantir que os processos de monitoramento e avaliação das parcerias MROSC (Organizações da Sociedade Civil) sejam robustos, eficazes e alinhados à realidade dos gestores e servidores envolvidos diretamente nos projetos. Validar o questionário e o plano de implementação com aqueles que atuam na prática diária das parcerias é essencial para assegurar que as ferramentas de monitoramento estejam adequadas às necessidades e desafios enfrentados na implementação dessas parcerias.

Quando envolvemos os gestores da SEJUS e os servidores da Diretoria de Convênios e Congêneres, que são os responsáveis pela execução dos projetos, conseguimos garantir que as questões do questionário sejam claras, pertinentes e ajustadas à realidade do trabalho deles. Além disso, essa abordagem participativa fortalece a aderência e a eficácia das ações de monitoramento, garantindo que a implementação do projeto-piloto ocorra de maneira mais eficiente e alinhada às necessidades reais das organizações e do público atendido, bem como, a capacitação dos gestores para a aplicação e análise dos dados é fundamental para o aprimoramento contínuo das parcerias

Assim, a oficina representa um passo fundamental para consolidar a qualidade e a padronização do monitoramento das parcerias, promovendo a construção de um processo participativo e alinhado às práticas cotidianas dos envolvidos.

Os encontros presenciais buscam validar os questionários e elaborar um plano de implementação da pesquisa de satisfação e auto avaliação das parcerias MROS padronizadas, além de sensibilizar sobre a importância desse instrumento e capacitar os gestores para sua aplicação e análise. Você conseguirá emitir o seu certificado de conclusão do curso caso obtenha frequência suficiente nas atividades presenciais.

Curso voltado para capacitação e orientação sobre a aplicação prática do gerenciamento de riscos como instrumento de alcance de objetivos, governança corporativa e nas contratações públicas, elaboração de controles internos e de programas de integridade nas organizações. Visa a disseminação e internalização do conhecimento acerca do tema, bem como exercitar, de forma prática, o uso da metodologia da ISO 31.000:2018 no processo de implementação da governança nas organizações.

Ciclo de palestras voltado para a sensibilização e para a formação continuada dos Conselheiros Tutelares e dos servidores do administrativo.

Aprenda a utilizar o instrumento nacional de registros do Conselho Tutelar. Acompanhe de forma direta e prática os tutoriais, a revisão da legislação e os estudos de caso que trazem recomendações valiosas para a melhoria dos processos de trabalho.

Aprenda a aplicar o instrumento de avaliação de desempenho de forma a auxiliar a gestão da sua equipe de trabalho. Acompanhe a revisão da legislação e os estudos de caso que trazem recomendações valiosas para a melhoria do clima organizacional.

Workshop com foco no estudo do Direito Administrativo que trata sobre o direito material e processual do Processo Administrativo Disciplinar de acordo com a Lei Complementar n. 840/2011 e demais legislações atinentes ao tema e a relação da aplicação desta legislação aos servidores da Controladoria Setorial da Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Dirigir um veículo oficial é uma atividade que exige atenção e um bom conhecimento prévio para o devido cuidado com esse bem público.

Para compartilhar todos esses conhecimentos necessários para a condução de um veículo oficial em nossa instituição, a Gerência de Capacitação da Sejus preparou este curso online com muito zelo. Nele, você encontrará uma metodologia prática, com resolução de problemas, por meio de storytelling. Você vai acompanhar a trajetória do técnico socioeducativo Miguel, personagem fictício que trabalha em um conselho tutelar, desde sua solicitação de cadastro como condutor até o processo de vistoria, passando pelos casos de manutenção, multas, sinistros, entre outros.

O curso receberá atualizações constantes e possuirá certificado de 20 horas, emitido pela própria Secretaria de Justiça.

Público-alvo: servidores que necessitam conduzir veículo oficial, Conselheiros Tutelares eleitos e servidores lotados em Conselhos Tutelares.

Inscreva-se já!

O curso de capacitação sobre o Programa Direito Delas busca incentivar o aprendizado continuado de servidores da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência em relação às especificidades das violências abrangidas pelo Decreto n.º 45.223/2023. O curso conta com materiais instrucionais e informativos visando a  atualização de conhecimentos a fim de permear situações que envolvem o público atendido e servir de suporte para os núcleos do Programa.

O curso será composto de dois encontros presenciais, somados a conteúdos virtuais, com certificação de 8 horas presenciais e 20 horas à distância, emitido pela própria Secretaria de Justiça.

Público-alvo: Servidores da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência, especialmente, aqueles que atuam nos Núcleos de Atendimento do Programa Direito Delas.

Inscreva-se já!

Ao iniciar sua vida funcional na Sejus, é normal que surjam dúvidas sobre temas como: onde acessar a folha de ponto, como preenchê-la, o que fazer em caso de atestados médicos, como obter a permissão para usar carros oficiais, entre tantas outras.

Para sanar todas estas dúvidas e acolhê-lo da melhor forma em nossa instituição, a Gerência de Capacitação da Sejus preparou este curso online com muito zelo. Nele, você encontrará diversas aulas, materiais e tutoriais com informações relevantes para sua vida funcional.

O curso receberá atualizações constantes e possuirá certificado de 20 horas, emitido pela própria Secretaria de Justiça.

Público-alvo: Conselheiros Tutelares eleitos e servidores lotados em Conselhos Tutelares.

Inscreva-se já!

Em parceria com a DF-Previcom, a Sejus oferece aos servidores a oportunidade de conhecer mais sobre o regime de previdência complementar do Distrito Federal. A palestra é direcionada aos servidores que ingressaram no serviço público distrital a partir de 2019 ou aderiram facultativamente ao regime complementar e ocorrerá na modalidade online e síncrona, no dia 24/08, às 14h.