Autor(a)

MARGARETH CONCEIÇÃO BATISTA

Instituição

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Data

2021

A formação inicial e a formação continuada têm impacto significativo sobre a atuação docente,
pois implicam a constituição da identidade como professor e, junto a isso, contribuem com a
construção dos suportes teórico pedagógico e teórico curricular, bem como, para a construção
do suporte prático, todos essenciais para a atuação em sala de aula. O exame da prática de ensino
no Sistema Socioeducativo, objetivo da pesquisa que originou esta dissertação, focou na
constituição da identidade concebida na formação inicial e continuada de professores das Artes
Visuais. A questão que motivou o estudo pretendeu inquirir de que maneira a prática de ensino
em artes visuais pode impactar o processo de ressocialização dos adolescentes que cumprem
medida socioeducativa de internação, desde a perspectiva dos professores sobre as suas
formações e as suas necessidades profissionais para atuar junto a esse público-alvo. A base
teórico-conceitual fundamentou-se nos estudos sobre o desenvolvimento humano de Vigotski.
A metodologia foi delineada sobre bases qualitativas utilizando a análise de conteúdo de Bardin,
com a aplicação de procedimentos e instrumentos selecionados para escutar e perceber as
experiências dos professores em atuação no Sistema Socioeducativo. Os resultados
demonstraram que a formação inicial e a formação continuada têm impactos significativos na
prática de ensino das artes visuais, porém, sozinhos não podem dar conta de todo o processo de
desenvolvimento dos sujeitos, que também está atrelado às condições objetivas do contexto,
tais como, as condições políticas, econômicas, sociais e culturais. A nossa expectativa é que os
resultados da pesquisa contribuam com os processos relacionados à formação inicial e à
formação continuada de professores de artes visuais que, de algum modo, pretendam atuar junto
ao contexto da Socioeducação. E, ainda, que futuros pesquisadores possam se debruçar sobre
os aspectos que não puderam ser abrangidos por esse estudo, por exemplo, o uso de tecnologia
no ensino das artes visuais em espaços socioeducativos.

Palavras-chave: prática de ensino, Artes Visuais, formação de professores, Socioeducação.