Autor(a)

ALINE PINHO

Instituição

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Data

2021

Investigou-se a predição de necessidades de aprendizagem, por características individuais e
contextuais. A pesquisa teve um desenho transversal e foi realizada em uma organização
pública do Distrito Federal. Competências foram identificadas, com o uso do método Delphi,
e constituíram itens de uma medida de autoavaliação daquelas necessidades. As
características individuais coletadas foram idade, escolaridade, tempo de serviço, preferência
por aprendizagem formal e informal, e participação em treinamento nos últimos dois anos. As
medidas relativas ao contexto foram lotação, cargos efetivo e comissionado, responsabilidade
por gestão, e desenho do trabalho (Interdependência, Autonomia, Significado da tarefa e
Habilidades variadas). Evidências de validade foram obtidas para a medida de necessidades
de aprendizagem e confirmadas para desenho do trabalho. A análise da medida de
necessidades de aprendizagem sugeriu uma solução de dois fatores: 1 – competências
transversais e institucionais e 2 – competências gerenciais. Análises de regressão múltipla
sugeriram que o fator 1 é predito por Escolaridade, Tempo de serviço, Cargo efetivo,
Autonomia e Significado da tarefa e que o fator 2 é predito por Lotação, Cargo comissionado
e Significado da tarefa. A preferência por aprendizagem informal moderou as relações entre o
fator 1 e Escolaridade e entre o fator 2 e Cargo comissionado. Ofereceram-se contribuições
teóricas – relativas às mencionadas predições e moderações; metodológicas –
desenvolvimento de um método para avaliar necessidades de aprendizagem no trabalho; e
práticas – subsídios para decisões sobre a aplicação de recursos visando à melhoria na
qualidade da prestação de serviços públicos.

Palavras-chave: necessidades de aprendizagem, competências, desenho do trabalho,
treinamento e desenvolvimento, aprendizagens formal e informal