O que é Educação Financeira? Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2005, educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro”.
Diante de tal definição e com o objetivo de que o servidor desta Secretaria possa desenvolver habilidades para administrar bem o seu dinheiro e consequentemente conquistar qualidade de vida, é que o curso Finanças Pessoais para Servidores Públicos foi criado. Esse processo começou com o Workshop Finanças Pessoais, realizado na Semana de Ambientação para novos servidores e conselheiros eleitos, realizado no primeiro trimestre desse ano.
Diante da grande aceitação e confirmação da necessidade de trabalhar o tema, resolvemos expandir o projeto para todos os servidores desta Secretaria de Justiça, expandindo também a carga horária para 20 horas semanais. Curso com previsão de turma para 2021.
E para você que se interessou pelo assunto, e já quer iniciar o seu processo de consciência financeira, indico a leitura dos livros Os Segredos da Mente Milionária, do autor T. Harv Eker e Como Organizar sua Vida Financeira do autor Gustavo Cerbasi.
Artigo escrito por Marina Ferreira da Guarda, servidora e instrutora da Sejus. Conheça mais sobre Marina e demais instrutores clicando aqui.