Autor(a)

ELAINE LIMA VIANA

Instituição

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Data

2013

O objetivo deste estudo é investigar o sentimento amoroso como objeto de representação no discurso contemporâneo da lírica do cancionista Zeca Baleiro e demonstrar de que forma a construção do conceito de amor contribuiu para a configuração de novas identidades do sujeito ao longo do tempo. A partir da análise de letras selecionadas do compositor contemporâneo, visa-se estudar os conceitos de identidade, alteridade e descentração. A escolha deste cancionista deve-se ao teor crítico na representação das relações amorosas e dos padrões de consumo da sociedade neste século XXI. Os teóricos escolhidos como referências principais são Stuart Hall, para expressar os conceitos de identidade cultural; Zygmunt Bauman, a fim de compreender como os diversos tipos de amor se manifestam no mundo contemporâneo e André Lázaro, para um breve panorama do lugar que o amor ocupa ao longo da história. Como outras fontes, destaca-se Bakhtin e seus esclarecimentos sobre a importância da alteridade na construção do imaginário e em sua revelação. Lipovetsky (analista da era em que vivemos) e Octávio Paz (mentor do lugar da forma poética na contemporaneidade) são teóricos que nos acompanham quando necessário sobre os temas fulcrais de seu pensamento. Estas considerações partem de um demonstrativo histórico das transformações do conceito de amor, desde Platão, em O banquete, até se chegar ao conceito de amor líquido, na teoria de Bauman.


Palavras-Chave: Amor, Identidade, Canção Popular, Zeca Baleiro, Pós-modernidade, Representação.