NATÁLIA ALMEIDA BEZERRA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
2017
O presente trabalho é resultado de um estudo etnográfico sobre a vacinação do HPV, realizado em uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo desta pesquisa é conhecer o mundo social que envolveu a vacina dentro da escola, a partir da construção que os atores envolvidos – profissionais da educação e da saúde, mães e pais, meninas e meninos, fizeram ou possuíam sobre a vacinação do HPV. As vacinas têm-se revelado, diria historicamente, uma fonte de prevenção, de fortalecimento do corpo. Mas como um processo apropriado, tanto pelo Estado como pelo ser humano, sofreu e sofre vários tipos de interpretações e apropriações, extrapolando o mundo biomédico e ganhando diferentes contornos sociais e culturais. Tudo isso releva diversos posicionamentos, sejam com o próprio corpo, para com/ou da família, com os poderes institucionais. Quando nos deparamos com uma vacina que chegou ao Brasil há pouco, realizada apenas em corpos femininos muito jovens, esses ainda representados por seus pais, e que recebem a dose fora de seu campo jurisdicional “natural” – as unidades médicas – mas sim, dentro de uma instituição de ensino, este contexto vacinal se torna ainda mais interessante. É sobre a trajetória da vacina HPV e seus desdobramentos que esta pesquisa se debruçou.
Palavras-chave: Antropologia, Saúde, Estado, Escola, Vacinação/HPV.