FERNANDA RABELO DE CARVALHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
2005
Analisando fragmentos de diálogos entre måes e filhos, De Lemos, C., a partir de uma perspectiva teórica de base estruturalista, trouxe para o campo da aquisição da linguagem o papel essencial da atividade interpretativa do outro na trajetória de infans a sujeito falante de uma lingua. Nesse sentido, tomando-se como referência esta abordagem teórica, o presente estudo objetivou refletir sobre o papel singular de um outro especifico – o cuidador – no percurso lingüístico de crianças abrigadas. Entretanto, como na referida proposta de base estruturalista o papel de outro, comumente, estudado é o de outro/intérprete representado pela mãe, só foi possível fazer considerações acerca de uma singularidade do papel do outro/cuidador na medida em que esse papel se distanciou do que é, geralmente, discutido sobre o papel de outro materno nos estudos em aquisição de linguagem da perspectiva teórica em foco. A fim de atender ao objetivo de refletir sobre o papel de outro/cuidador, foi realizado um estudo longitudinal, durante 11 meses, em que se visitou, quinzenalmente, uma Unidade de Atendimento Protetivo da Fundação da Criança e do Adolescente FUNDAC -, registrando em áudio os diálogos de três crianças com a cuidadora responsável por estas. Para análise de tais diálogos, seguiu-se os seguintes passos: primeiramente, foram destacados os enunciados insólitos produzidos pelas crianças que causaram estranhamento à cuidadora e à investigadora, em um segundo momento, foi desenvolvida uma análise da postura do outro/cuidador frente a tais enunciados estranhos, ou seja, destacou-se que características se sobressaem nesta postura, observou-se ainda visando apreender os efeitos da fala do outro na fala da criança, as relações entre algumas produções infantis e outras cadeias verbais produzidas pelo adulto em outros momentos: por fim, alguns fragmentos de diálogos entre crianças e suas mães, analisados em estudos que se inserem na perspectiva de referencial estruturalista em aquisição de linguagem, foram utilizados como exemplos para ressaltar o papel singular do outro/cuidador na trajetória lingüística de crianças abrigadas. Os resultados encontrados indicam que, ao ser assumido, de modo singular, o lugar de outro, por um cuidador, traria também marcas de singularidade no processo de aquisição da linguagem das crianças que vivem em abrigos. Entretanto, apesar de ter desempenhado de maneira peculiar o papel de outro na trajetória lingüística dessas crianças, o outro/cuidador se fez presente, enquanto instância de funcionamento lingüístico, sendo a partir desse outro que a criança é submetida a sua língua materna. Ao que parece, portanto, o lugar de outro (em uma estrutura) no processo de aquisição da linguagem das crianças pode ser ocupado por diversos outros de formas singulares, em diferentes momentos, mas o lugar central da interação com o outro a importância na aquisição da linguagem não estaria sendo colocado em questão.
Palavras-chave: Aquisição de Linguagem. Papel do Outro. Produções Verbais Estranhas. Crianças abrigadas.