É comum no serviço público que os órgãos tenham áreas de capacitação para ofererer aos servidores oportunidades de desenvolvimento contínuo, tanto pessoal quanto profissional. Um grande desafio que permeia a atividade de capacitação é responder às seguintes perguntas:
- Quais são as necessidades de capacitação dos servidores de determinado órgão?
- Essas necessidades devem ser supridas de que forma? (Ex.: cursos, palestras, mentoria).
- A que momento ou com que recorrência essa capacitação deve ser ofertada?
- Para quem ela deve ser ofertada? Entre tantas outras.
Uma abordagem amplamente utilizada para ajudar a superar este desafio é a de competências. Competências são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA’s) que alguém possui e que lhe permitem alcançar determinados resultados e comportamentos. Às vezes, as competências possuídas são diferentes ou estão aquém daquilo que é efetivamente requerido e esperado no trabalho. A área de capacitação pode, por meio de diagnósticos, identificar essas lacunas de CHA’s e ofertar capacitação justamente nas áreas e temáticas críticas.
Foi pensando nisso que a Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Economia, com apoio da consultoria EloGoup, conduziu o mapeamento das competências comuns a todos os servidores (transversais) e a todas as lideranças (gerenciais) do GDF. O mapeamento requereu a atuação conjunta de servidores de 33 órgãos do GDF. O resultado dessa cooperação está sumarizada na figura abaixo na mandala de competências comportamentais do GDF.
Dando sequência ao trabalho, a Sejus, por meio de grupo instituído para tal finalidade, realizou o mapeamento das competências comuns a todos os seus servidores (institucionais). Essas foram acrescentadas à mandala de competências mapeadas já desenhada pelo GDF. Além disso, o grupo complementou as competências gerenciais, adequando-as às especificidades da Sejus. Cliando no link abaixo da figura é possível consultar o detalhamento desse trabalho.
Com as competências mapeadas, foi construído um instrumento de avaliação de necessidades de aprendizagem (ANA), que foi enviado a todos servidores da Sejus. Desta forma, foi mensurada a importância e o domínio de cada competência pelos servidores. Esses dados estão sendo analisados e seus resultados, em breve, nortearão os trabalhos da área de treinamento e desenvolvimento da Sejus, que se empenhará em suprir as lacunas identificadas conforme ordem de importância.