ARTE SOB MEDIDA: A PRÁTICA DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA SOCIOEDUCAÇÃO

A formação inicial e a formação continuada têm impacto significativo sobre a atuação docente,pois implicam a constituição da identidade como professor e, junto a isso, contribuem com aconstrução dos suportes teórico pedagógico e teórico curricular, bem como, para a construçãodo suporte prático, todos essenciais para a atuação em sala de aula. O exame da prática de ensinono Sistema Socioeducativo,...

Autor(a)

MARGARETH CONCEIÇÃO BATISTA

Instituição

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Data

2021

RISCO PSICOSSOCIAL E FATORES DE RESILIÊNCIA EM ADOLESCENTES SOB TUTELA DO SISTEMA …

No Brasil, o internamento socioeducativo de adolescentes é uma medida excecional(Brasil, 1990). Contudo, segundo dados do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, em30/03/2020, 1832 adolescentes estavam vinculados a medidas socioeducativas em MeioAberto, 110 à medida de Semiliberdade e 749 à medida de Internamento. O conhecimentocientífico específico sustenta que é desejável que essas medidas sejam aplicadasconsiderando a estreita relação existente entre...

Autor(a)

DANIELLE PEREIRA PINTO HOMEM

Instituição

UNIVERSIDADE DO ALGARVE- PORTUGAL

Data

2021

GESTÃO DA MUDANÇA: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE A CULTURA DE …

Atualmente a temática das reformas administrativas são uma constante naadministração pública e no cotidiano dos cidadãos. A necessidade da modernização daadministração pública exige um ambiente de trabalho cada vez mais preparado e receptivoàs mudanças. Por sua vez, as mudanças organizacionais geradas por esses movimentos,impactam diretamente no ambiente de trabalho e na relação dos trabalhadores com seuuniverso laboral. Nesse sentido,...

Autor(a)

PAULA AMORIM DE SANTANA

Instituição

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Data

2021

NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM NO TRABALHO: RELAÇÕES COM VARIÁVEIS DO INDIVÍDUO E DO CONTEXTO

Investigou-se a predição de necessidades de aprendizagem, por características individuais econtextuais. A pesquisa teve um desenho transversal e foi realizada em uma organizaçãopública do Distrito Federal. Competências foram identificadas, com o uso do método Delphi,e constituíram itens de uma medida de autoavaliação daquelas necessidades. Ascaracterísticas individuais coletadas foram idade, escolaridade, tempo de serviço, preferênciapor aprendizagem formal e informal, e...

Autor(a)

ALINE PINHO

Instituição

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Data

2021

POR UMA PRÁXIS DO FAZER SOCIOEDUCATIVO: REFLEXOES SOBRE O MOVIMENTO DE …

Este estudo apresenta e traz reflexões sobre o movimento de (re)construção metodológica do atendimento socioeducativo feito com adolescentes e jovens em cumprimento das medidas de prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida na Unidade de Atendimento em Meio Aberto (UAMA) do Paranoá. Para tanto, realizou-se entre 2016 e 2018 uma pesquisa etnográfica de natureza interpretativa crítica, por meio...

Autor(a)

JULIANA DUARTE ARRAES

Instituição

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Data

2020

1 2 14 15